Bag Fama™Bag Fama™
    Populares

    Bienal do Livro 2025: Editora UEA lança obra que celebra legado das lendas do Boi Caprichoso

    14 de junho de 2025

    Alexandre Correa vira réu por crime contra irmã de sua ex-esposa, Ana Hickmann

    14 de junho de 2025

    Carol Peixinho exibe barrigão antes de treinar e surpreende os seguidores

    14 de junho de 2025
    Bag Fama™Bag Fama™
    • Famosos

      Alexandre Correa vira réu por crime contra irmã de sua ex-esposa, Ana Hickmann

      14 de junho de 2025

      Virginia faz revelações inéditas sobre compra de jatinho e choca a web: ‘Gente’

      13 de junho de 2025

      Ex-BBB foi à falência e perdeu a casa da família; saiba quem

      12 de junho de 2025

      Quem é? Novo romance de Zé Felipe vem à tona após separação

      11 de junho de 2025

      Errou? Look de Bruna Biancardi para Leilão de Neymar dá o que falar: ‘Gente…’

      10 de junho de 2025
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Jéssica Ellen e Vitor Sampaio, ator de “Guerreiros do Sol”, são vistos de chamego no Rio

      13 de junho de 2025

      WhatsApp testa filtro que separa conversas para atendimento humano

      13 de junho de 2025

      iPhone XS entra para lista de produtos “vintage” da Apple

      13 de junho de 2025

      O que é fintech? Conheça os tipos e serviços financeiros dessas instituições

      12 de junho de 2025

      Jéssica Ellen e Vitor Sampaio, ator de “Guerreiros do Sol”, são vistos de chamego no Rio

      13 de junho de 2025

      DaCota Monteiro e Noam Scapin vão casar e estão grávidos do 1º bebê

      12 de junho de 2025

      Dua Lipa confirma noivado com Callum Turner: “É muito emocionante”

      12 de junho de 2025

      Bruna Marquezine: “Meu grande amor são meus amigos e meu trabalho”

      11 de junho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Bag Fama™Bag Fama™
    Início » Ultrawide, macro, ToF e mais: qual é a diferença entre as câmeras do celular?
    Tecnologia

    Ultrawide, macro, ToF e mais: qual é a diferença entre as câmeras do celular?

    RSSBy RSS26 de maio de 20236 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email
    ultrawide,-macro,-tof-e-mais:-qual-e-a-diferenca-entre-as-cameras-do-celular?
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    Telefoto, periscópio e ultrawide são alguns tipos de lentes usadas em câmeras de celular, enquanto ToF e LiDAR são sensores usados para mapear profundidade. Entenda, a seguir, quando usar cada lente e como o tipo de sensor influencia no resultado de fotos, biometria e outros recursos de smartphones.

    Para que servem as lentes do celular? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

    Índice

    • Lentes vs sensores
    • Comparando lentes
      • Distância focal e profundidade de campo
      • Ampliação de imagem
    • Comparando sensores
    • Qual a vantagem da câmera quádrupla?

    Lentes vs sensores

    As câmeras dos smartphones são popularmente classificadas conforme o tipo de lente ou sensor. No geral, podemos encontrar as seguintes especificações:

    • Lente grande-angular: é uma objetiva com amplo campo de visão, com distância focal geralmente entre 18 e 35 mm, o que é ideal para paisagens, arquitetura e outras fotografias cotidianas. Costuma ser a “lente principal” dos celulares e usada em conjunto com o sensor de imagem de maior qualidade do aparelho;
    • Lente ultrawide: tem campo de visão ainda maior que a grande-angular, capturando ainda mais elementos na foto. É ideal para imagens panorâmicas ou fotografar em espaços apertados onde é difícil se afastar da cena. Tem distância focal geralmente menor que 18 mm e pode apresentar distorções nas bordas, típicas de lentes fisheye;
    • Lente macro: projetada para tirar fotos extremamente detalhadas de objetos muito próximos, como insetos, flores e gotas de água;
    • Lente teleobjetiva (ou telefoto): captura objetos distantes, oferecendo capacidade de zoom óptico sem perda significativa de qualidade;
    • Lente periscópio: usa um sistema de espelhos paralelos ao corpo do aparelho para refletir a luz para o sensor, permitindo maior zoom óptico que as teleobjetivas simples sem aumentar muito a espessura do celular;
    • Sensor monocromático: registra imagens apenas em preto e branco, mas tende a capturar mais luz do que sensores coloridos devido à ausência do filtro de cores, o que melhora o contraste e a nitidez da imagem, especialmente em condições de baixa iluminação;
    • Sensor de profundidade: calcula a distância entre a câmera e diferentes objetos na cena, melhorando a precisão do efeito bokeh e a detecção de rostos em fotos no modo retrato;
    • Sensor ToF (Time-of-Flight): é um sensor de profundidade que usa luz infravermelha para criar um mapa de profundidade mais preciso da cena, melhorando os retratos e permitindo aplicações de realidade aumentada;
    • Scanner LiDAR: mais preciso que o ToF, mede a distância entre a câmera e o objeto por meio de pulsos de luz, e pode ser usado em aplicações de realidade aumentada e fotografia com baixa luminosidade.
    iPhone 12 Pro Max, com câmera tripla e sensor LiDAR (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

    Comparando lentes

    Distância focal e profundidade de campo

    Três conceitos básicos são necessários para entender o funcionamento de uma lente: distância focal, profundidade de campo e campo de visão.

    As lentes telefoto entregam maior distância focal do que as lentes grande-angular, o que resulta em menor profundidade de campo. Ou seja, as teleobjetivas enxergam um ponto mais distante, mas têm área de foco mais restrita, o que facilita o desfoque do fundo da imagem.

    Portanto, o campo de visão das lentes varia conforme a ilustração abaixo:

    Relação entre distância focal e campo de visão em lentes de câmeras (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

    Assim, lentes teleobjetivas são mais indicadas para cenas onde é necessário capturar detalhes de objetos mais distantes ou isolar um sujeito em uma imagem com fundo borrado. Já grande-angular e ultrawide funcionam melhor em arquitetura, paisagens amplas ou quando se deseja incluir muitos elementos na mesma foto.

    Ampliação de imagem

    A taxa de ampliação determina a capacidade de capturar pequenos detalhes com uma lente macro. Por exemplo, uma ampliação 1:1 (1x) significa que o tamanho do objeto projetado pela lente no sensor de imagem é o mesmo que seu tamanho na vida real. Já uma lente macro 2:1 (2x) reproduz objetos com o dobro do tamanho verdadeiro.

    Lentes macro podem ser do tipo normal, grande-angular, ultrawide ou telefoto. O que define uma lente como “macro” é a sua capacidade de focar muito próxima do objeto, resultando em uma imagem com detalhes minúsculos que não ficariam nítidas em uma lente normal.

    Celulares mais avançados podem tirar fotos macro, inclusive com ampliação maior que 1:1, mesmo sem uma lente macro dedicada. Isso é feito por meio de fotografia computacional e uso de outras lentes. O iPhone 14 Pro, por exemplo, tira fotos macro com a ultrawide, enquanto o Galaxy S23 Ultra usa a telefoto para obter o efeito.

    Em geral, celulares básicos com câmeras macro possuem sensores com menor resolução, ou seja, com menos megapixels que a câmera principal. Por isso, mesmo que a lente macro consiga focar a uma distância mais próxima do objeto, o nível de detalhes pode ser inferior devido às limitações do conjunto fotográfico.

    Comparando sensores

    ToF e LiDAR são exemplos de sensores de profundidade. O que os difere dos sensores comuns é a sua capacidade de mapear a profundidade de uma cena em 3D, enviando feixes de luz e medindo o tempo que leva para que essa luz volte ao sensor.

    Desse modo, o tipo de sensor mais preciso é o LiDAR. Ele é usado até em carros autônomos e, nos celulares, é indicado para aplicações de realidade aumentada, fotografia noturna ou modo retrato. No entanto, seu custo mais alto faz com que não seja encontrado em muitos smartphones.

    LiDAR no iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

    Já o sensor ToF é mais usado em recursos como reconhecimento facial ou detecção de foco. Apesar de não ser tão preciso quanto o LiDAR, o ToF é uma opção mais econômica e ainda oferece um mapeamento de profundidade suficiente para aplicações comuns.

    Os sensores de profundidade comuns se popularizaram em smartphones mais baratos, mas vêm sendo deixados de lado por fabricantes como a Samsung e a Apple, que optaram por tecnologias mais avançadas e precisas, como o ToF e o LiDAR.

    Qual a vantagem da câmera quádrupla?

    Um celular com mais câmeras oferece mais flexibilidade ao tirar fotos. Por exemplo, uma câmera quádrupla pode ter uma lente grande-angular para uso geral, uma teleobjetiva para objetos distantes, uma lente ultrawide para panorâmicas e um sensor ToF ou LiDAR. A disponibilidade de lentes e sensores dependerá do fabricante.

    Como usar as câmeras do celular ao mesmo tempo?

    Para usar câmera frontal e traseira ao mesmo tempo, você pode usar o modo Duplo do Instagram, instalar um aplicativo como o Doubletake no iPhone, ou ativar um modo específico na câmera do Android, como o Visão do Diretor na Samsung ou o Captura Dupla na Motorola.

    CâmerasensoriPhone 14 ProSamsungiPhoneAppleAndroidMotorola

    Administração Analise de sistemas Bluetooth câmera câmeras Celular Ciência Ciência da computação Comunicação Dados digitais diferença educação Engenharia entre Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia macro, mais Processos da gerência de projetos Produção Programador qual Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação tof ultrawide,
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Bienal do Livro 2025: Editora UEA lança obra que celebra legado das lendas do Boi Caprichoso

    14 de junho de 2025

    Alexandre Correa vira réu por crime contra irmã de sua ex-esposa, Ana Hickmann

    14 de junho de 2025

    Carol Peixinho exibe barrigão antes de treinar e surpreende os seguidores

    14 de junho de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Camila Queiroz e Klebber Toledo conferem segundo dia de desfiles na Sapucaí

    21 de fevereiro de 2023

    INHALER lança o novo álbum ‘Cuts & Bruises’

    21 de fevereiro de 2023

    Tini conquista fãs ao abrir o coração em novo álbum ‘CUPIDO’

    20 de fevereiro de 2023

    BBB23: após sujar banheiro de sangue e vômito, Bruna Griphao corre ao confessionário e pede socorro

    19 de fevereiro de 2023
    Top 5

    Bienal do Livro 2025: Editora UEA lança obra que celebra legado das lendas do Boi Caprichoso

    By RSS

    Alexandre Correa vira réu por crime contra irmã de sua ex-esposa, Ana Hickmann

    By RSS

    Após remissão do câncer, Kate Middleton comparece ao aniversário oficial do rei Charles

    By RSS

    Roberto Cidade recebe título de Cidadão de Borba, reforça laços com o município e acompanha entregas do Governo do Estado

    By RSS

    Virginia faz revelações inéditas sobre compra de jatinho e choca a web: ‘Gente’

    By RSS
    Bag Fama™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Bag Fama™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.