Uma obra da TV Tupi passou por um grande sufoco ao atrasar pagamentos, sofrer com equipamentos péssimos e divergências entre capitais; entenda
Há 53 anos, uma obra da extinta TV Tupi chegava às telinhas do Rio de Janeiro. Marcada por divergências entre capitais, salários atrasados e equipamentos ultrapassados para gravações, a novela sofreu crises e não entregou bons índices de audiência. A obra se tornou uma das tramas perdidas, com pouquíssimos registros visuais disponíveis.
Empecilhos de estreia
O jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, contou que o primeiro desafio já começou ao sintonizar as estreias no Rio de Janeiro e em São Paulo. No final, na capital paulista, a obra só chegou no final de novembro. O motivo: era uma produção da TV Tupi carioca. As associadas de São Paulo não quiserem exibir a obra. Oito anos antes, O Direito de Nascer, uma produção paulista, sofreu com o mesmo, mas, desta vez, as associadas da cidade maravilhosa não queriam exibir a produção do outro estado.
Sem equipamentos de ponta
A Tupi encerrou as atividades em 1980. Logo, a produção fazia parte dos últimos anos da emissora. A novela enfrentou uma crise nos bastidores por conta da parte técnica: Xavier relembra que havia equipamentos deficientes, ausência de estúdios e, devido aos empecilhos, houve regravações da maioria dos capítulos iniciais. Marlos Andreucci foi demitido da direção e o autor da obra, Péricles Leal, assumiu o cargo temporariamente para botar as gravações em dia. Quem assumiu a direção de forma definitiva foi Jece Valadão, que fazia Anjo na trama.
Pagamentos atrasados
Por fim, o jornalista relembra que os altos salários do elenco somadas as despesas da novela gerou atraso no pagamento dos funcionários, que recorreram à Justiça para receber os valores de quatro meses. Segundo uma publicação da Veja em 1972, a emissora acertou os atrasos com todos. Na época, a moeda ainda eram os cruzeiros.
Leia também: Novela da Globo que ganhou continuação internacional estreou há 46 anos
SIGA A CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DOS FAMOSOS: