Avião que sofreu queda em Quadras (SP) neste sábado (15) tem histórico de acidentes; entenda tudo
Neste sábado (15), caiu um avião de pequeno porte na cidade de Quadras, no interior de São Paulo, levando um casal de idosos a morte. O piloto, Nelson Ponzoni, e a esposa, a psicóloga Vivien Bonafer Ponzoni faleceram ao sofrerem uma queda em um canavial localizado próximo ao Clube de Voo Aeroquadra, de onde a aeronave caiu.
Agora, descobriu-se que o avião utilizado pelo casal foi construído de forma amadora. O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) descobriu que o veículo que pertencia a Ponzoni tinha registro de construção amadora na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Histórico de acidentes
A aeronave de matrícula PU-MSM já havia sofrido um acidente em setembro de 2019, quando o veículo capotou após o piloto perder o controle. Segundo o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), todos os envolvidos saíram ilesos.
Na época, foi documentado que o avião decolou de Piedade (SP) para a realização de um voo local com apenas um piloto e um passageiro a bordo. O piloto, então, perdeu o motor em voo e preciou pousar em “um local não preparado, devido às condições meteorológicas e à pouca quantidade de combustível remanescente. Durante o pouso, o avião capotou”.
QUEM SÃO AS VÍTIMAS?
Trata-se de um casal de idosos: o piloto, Nelson Ponzoni, e a esposa, a psicóloga Vivien Bonafer Ponzoni. Segundo informações coletadas pelo Metrópoles, eles eram pais de um membro do clube de Quadra. Moradores da região afirmam que avião tinha acabado de subir voo quando, logo depois, sofreu a queda em um pouso de emergência.
Nelson era natural de Santana de Parnaíba e estudou administração de empresas na respeitada Fundação Getulio Vargas (FGV). Suas redes sociais informam que ele já trabalhou como piloto na extinta companhia Varig e foi comandante na Azul Airlines.
Já Vivien era psicóloga, psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Ela também era didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Fora do ambiente acadêmico, era terapeuta de família e casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Também publicou livros e foi professora e interlocutora clínica no Instituto Sistemas Humanos de São Paulo e Sorocaba.