As lojas estão cheias de aplicativos de scanner, e pode ser difícil escolher um que se adapte aos seus hábitos e necessidades. Mesmo assim, é bom decidir com calma e cuidado, já que os primeiros resultados da busca nem sempre são o que você deseja – muitas vezes, eles só estão ali porque são de grandes empresas.
Por isso, você precisa saber por que usar um app de scanner é uma boa ideia e o que considerar em sua avaliação. Nós recomendamos o Docutain para digitalizar e gerenciar documentos, e você verá os motivos.
- Baixe o Docutain para Android gratuitamente na Google Play Store.
- Baixe o Docutain para iOS gratuitamente na App Store.
Quais são as vantagens de usar um app de scanner para digitalizar documentos?
Afinal de contas, por que usar um aplicativo de scanner? Não dá só para tirar fotos dos documentos usando a câmera? Ou usar uma impressora multifuncional?
Apps como o Docutain trazem as seguintes vantagens em relação a câmeras e também a scanners tradicionais.
- São treinados para digitalizações de alta qualidade e reconhecimento de texto, gerando PDFs com conteúdo que pode aparecer nas buscas de arquivos.
- Podem ser usados em qualquer lugar: você não precisa mais estar em casa ou no escritório para digitalizar um documento em um aparelho físico.
- Guiam usuários para escanear da melhor forma possível, além de contar com ferramentas para remover sombras ou manchas, corrigir a perspectiva e aplicar filtros, facilitando a leitura e a visualização.
Aplicativos como o Docutain também oferecem funcionalidades para compartilhar os documentos escaneados por e-mail ou mensagem, bem como para gerenciá-los com tags, lembretes, endereços e indicadores de relevância fiscal, entre outras informações.
Como escolher um app de scanner?
Ao baixar um aplicativo de digitalização da Play Store ou da App Store, não instale a primeira opção. Em vez disso, faça uma pergunta a você mesmo: do que eu preciso?
Você quer usar o app para digitalizar imagens? Ou está procurando um scanner com várias opções de edição de PDFs? Ou ainda quer gerenciar documentos de forma eficiente?
Seja como for, procure por estas funcionalidades e características entre os aplicativos:
- Digitalizações de alta qualidade com tamanho de arquivo mínimo.
- Ferramentas otimizadas, como detecção automática de bordas, correção de perspectivas, filtro de cores, recorte e rearranjo.
- Escaneamento em lotes, para capturar múltiplas páginas em velocidade máxima.
- Funções para organizar documentos, como tags, gerenciador de endereços, tipos de documentos e busca avançada com operadores.
- OCR para reconhecer texto, ler e extrair informações.
- Opções para compartilhar documentos.
- Funcionamento offline: digitalização e reconhecimento de dados mesmo quando não há internet, de forma 100% offline.
- Segurança: reconhecimento de dados e digitalização devem ser processadas localmente, no próprio dispositivo, sem conexão com um servidor, garantindo que as informações pessoais estão protegidas.
- Sem anúncios, para que você possa escanear e gerenciar documentos sem distrações.
Felizmente, todas essas funções estão presentes no Docutain, que é nossa recomendação para uso diário em praticamente todas as atividades: digitalizar recibos e contratos no trabalho, cadernos e livros na escola ou universidade, documentos de identidade ou fotos. Ele se ajusta perfeitamente a qualquer finalidade e é muito fácil de usar.
Você pode baixar o Docutain gratuitamente na Google Play Store ou na Apple App Store. O aplicativo não apenas é intuitivo e de alta qualidade, mas também conta com um sistema seguro de gerenciamento de documentos, permitindo que você possa organizar digitalmente seus papéis em qualquer lugar.
- Após baixar o Docutain, digitalize documentos impressos ou importe PDFs armazenados no seu celular. Graças à detecção automática de bordas, o documento em papel é reconhecido e o escaneamento começa automaticamente.
- Após digitalizar, caso queira, edite as cores, recorte a área escaneada ou reorganize as páginas capturadas.
- Salve o documento escaneado, dê um nome a ele e acrescente as tags mais adequadas para descrevê-lo. Você pode colocar identificadores como “pago” ou “relevante”. Outra opção é salvar o endereço do remetente para que, nas próximas digitalizações, ele seja identificado e exibido automaticamente.
- Compartilhe o documento por e-mail, aplicativos de mensagens ou exporte o PDF para o seu telefone.
- Caso prefira, conecte o Docutain a um serviço de armazenamento na nuvem para fazer backup e sincronizar os documentos.
Todas as funcionalidades, de escaneamento a reconhecimento de texto, funcionam 100% offline, rodando localmente no seu dispositivo, sem precisar de conexão com a internet. Nenhum dado é enviado a um servidor externo, garantindo a proteção de suas informações.
O app também oferece alguns recursos premium, como resumos do conteúdo do documento e traduções, com a ajuda de inteligência artificial. Além disso, o Docutain apoia o meio ambiente por meio de iniciativas de reflorestamento.
Comece a digitalizar seus papéis com o Docutain e veja como é fácil organizá-los em um único e seguro lugar. Você sempre terá seus documentos por perto, podendo consultar e compartilhar informações assim que for necessário.
As ferramentas de digitalização e extração de dados também estão disponíveis como SDK para clientes corporativos. Elas podem ser integradas a outros aplicativos em questão de minutos. Para mais informações, acesse a documentação do Docutain.