Bag Fama™Bag Fama™
    Populares

    Jogador é atacado após deixar filho usar vestido durante festa de aniversário

    15 de julho de 2025

    Amazon Prime Day: Galaxy A56 e mais celulares Samsung com até 51% OFF

    15 de julho de 2025

    Aos 24 anos, morre cantor Felipe Alves; fãs lamentam a perda

    15 de julho de 2025
    Bag Fama™Bag Fama™
    • Famosos

      Aos 24 anos, morre cantor Felipe Alves; fãs lamentam a perda

      15 de julho de 2025

      Lucinha Lins revela momentos sobrenaturais durante gravações de ‘A Viagem’

      14 de julho de 2025

      Edu Guedes tranquiliza fãs em novo vídeo e se emociona: ‘Não foi fácil’

      12 de julho de 2025

      Obra global teve ator nu em primeiro capítulo há 14 anos

      12 de julho de 2025

      Equipe da Band é atacada em Paraisópolis; imagens assustam a web

      10 de julho de 2025
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Amazon Prime Day: Galaxy A56 e mais celulares Samsung com até 51% OFF

      15 de julho de 2025

      História de Raphael vai virar série na Netflix

      14 de julho de 2025

      Britney Spears diz que adotou uma garotinha, Lennon London Spears

      14 de julho de 2025

      Uso de IA pode atrapalhar desenvolvedores e atrasar tarefas, mostra estudo

      11 de julho de 2025

      Britney Spears diz que adotou uma garotinha, Lennon London Spears

      14 de julho de 2025

      Camila Queiroz e Klebber Toledo anunciam primeira gravidez

      11 de julho de 2025

      Walter Salles se coloca a favor da taxação dos super-ricos no Brasil: “País mais justo”

      9 de julho de 2025

      Katy Perry e Orlando Bloom falam pela 1ª vez sobre divórcio: “Amor, estabilidade e respeito”

      4 de julho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Bag Fama™Bag Fama™
    Início » Fernando Boi, o sambista que traduz em sua música o amor, a consciência social e a modernidade
    Mundo

    Fernando Boi, o sambista que traduz em sua música o amor, a consciência social e a modernidade

    RSSBy RSS26 de janeiro de 20256 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email
    fernando-boi,-o-sambista-que-traduz-em-sua-musica-o-amor,-a-consciencia-social-e-a-modernidade
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    O cantor lança neste domingo (26), em todas plataformas de streaming e em seu site oficial, os álbuns “Urbano” e “Consciência”, obras que abordam questões atuais de maneira sensível e impactante

    Em uma trajetória que atravessa duas décadas, o cantor, compositor e sambista Fernando Boi construiu uma carreira sólida marcada por uma ligação profunda com suas raízes, um processo criativo fascinante e uma discografia que traduz sentimentos, vivências e questionamentos da sociedade. Agora, neste domingo, 26 de janeiro, Fernando dá um passo importante em sua jornada no meio musical ao lançar dois álbuns complementares: “Urbano” e “Consciência”, obras que, juntas, reforçam sua relevância no cenário do samba brasileiro. As obras estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming e em seu site oficial, www.fernandoboisamba.com.br.

    Os álbuns “Urbano” e “Consciência”, complementares em seus temas e arranjos, abordam questões atuais de maneira sensível e impactante. “Urbano”, como o nome sugere, explora as complexidades da vida nas grandes cidades. “Falo das modernidades virtuais, principalmente da relação com as redes sociais, das dificuldades financeiras, da simplicidade, da vida boêmia, da malandragem e do amor”, explica o cantor. Com arranjos assinados pelo pianista Higor Alves, o álbum apresenta uma linguagem contemporânea e uma musicalidade rica que dialoga com a vida urbana e seus desafios.

    Já “Consciência” mergulha em questões sociais, políticas e ambientais. “Falo da natureza, da diversidade, da miscigenação, da consciência do amor próprio, do respeito à natureza. É uma obra que busca despertar o ser humano para o meio ambiente, para a aceitação de coisas que não se pode mudar, das relações humanas e a importância de cuidar de si e da vivência do samba”, destaca Fernando.

    Lançados juntos, os dois álbuns se complementam de forma intencional, oferecendo ao público uma experiência profunda e reflexiva. A inspiração para os álbuns, segundo Fernando, é a vida humana, a importância da preservação do meio ambiente, do respeito a diversidade e o amor.

    Com 20 faixas no total, as músicas trazem temáticas que vão desde a boemia das cidades até o apelo pela preservação do planeta, sempre com uma poesia rica e arranjos sofisticados. “Espero que, entre essas 20 músicas lançadas nos dois álbuns, pelo menos um toque o coração das pessoas e desperte uma nova consciência para o milagre da vida e para nossa responsabilidade coletiva de cuidar da saúde mental e preservação do nosso planeta”, completa o artista.

    De Goiânia para o mundo

    Nascido na Vila São José, em Goiânia, Fernando Marques Faustino, carinhosamente conhecido como Fernando Boi, cresceu em meio à influência musical de sua mãe, Dona Leonice, que embalava a rotina da família com clássicos do samba e da MPB. “Minha mãe tinha um gosto peculiar pelo samba. Paulinho da Viola, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Beth Carvalho eram presenças constantes em nossa casa. Isso certamente foi minha primeira e mais marcante influência no samba”, relembra Fernando.

    Para ele, o samba é mais do que um gênero musical, é um agente de transformação social e política. “O samba sempre foi um agente transformador na sociedade. Ele tem um papel fundamental de contestação e de transformação da sociedade, principalmente no campo político. Não há isenção no samba politicamente. O samba não é uma música apenas de entretenimento. Ele é dinâmico, faz acontecer mudanças na sociedade e está intimamente ligado com a realidade brasileira, seja registrando o nosso cotidiano, seja como agente modificador. É um patrimônio brasileiro que brota em cada Estado e cidade do Brasil e extrapola as fronteiras, conferindo identidade ao povo brasileiro, com o poder de comunicação da arte”, reflete o sambista.

    Ainda jovem, ele mergulhou de vez no universo do samba, frequentando rodas de samba e absorvendo a essência desse patrimônio cultural brasileiro. Essa paixão inicial se transformou em uma carreira brilhante, marcada pelo lançamento de diversos álbuns, singles e a realização de shows e festivais que o consagraram como um dos grandes nomes do gênero no estado de Goiás.

    Ao longo de sua caminhada, Fernando lembra que enfrentou desafios importantes, que lhe trouxeram muitos ensinamentos e lhe permitiram a construção de uma discografia rica e variada, na qual Fernando explora temas como amor, questões sociais, natureza e a vivência humana. Apesar das dificuldades, ele mantém uma produção constante e criativa, o que faz de sua obra um testemunho da resistência e da força do samba no Brasil contemporâneo.

    Mantendo-se fiel às tradições do samba, Fernando busca também atualizá-lo, trazendo uma linguagem moderna e conectada aos tempos atuais. “Tento manter viva as tradições do samba, fugindo das banalidades e primando pela poesia, mas sempre atento e de olho na linguagem moderna, para comunicar com uma juventude sedenta de coisas novas. É um trabalho de garimpeiro e bem amplo, mas compensa cada gota de suor. Sinto que muita gente gosta do meu trabalho e procura aprofundar no universo do samba em razão desses estímulos que faço através da minha música. Isso me deixa muito feliz e realizado”, afirma.

    E o processo criativo, como Fernando mesmo descreve, é uma espécie de “tempestade divina”. As ideias surgem de forma inesperada, seja em momentos do cotidiano ou até mesmo durante os sonhos. “Já acordei no meio da noite com músicas prontas na cabeça. Corro para gravar no celular antes que desapareçam”, revela.

    Esse fluxo criativo é transformado em obras musicais produzidas em parceria com o pianista e produtor Higor Alves. “O Higor tem um talento ímpar e contribui com arranjos magníficos, que eleva cada faixa a um nível superior. Ele é um parceiro essencial nesse processo”, afirma o cantor.

    Sonhos, projetos e legado

    Com 20 anos de carreira, Fernando é grato pelas conquistas em sua trajetória. “Sou muito feliz por tudo que o samba me proporcionou até hoje. Tenho orgulho de ter participado de festivais e encontros maravilhosos”, afirma.

    Mas apesar das conquistas até aqui, ele afirma que ainda tem muitos planos para o futuro. Entre eles estão a gravação de novas composições, a realização de turnês pelo Brasil e pelo exterior, a produção de DVDs e até mesmo o lançamento de um musical. “Quero gravar as inúmeras músicas autorais que tenho prontas, compor novas, gravar obras de outros compositores, principalmente aqueles que não foram muito gravados ou conhecidos, realizar a divulgação do trabalho já realizado através de shows, manter a constância de rodas de samba e apresentações na minha cidade”, declara.

    Recentemente, sua música começou a ganhar destaque internacional, com o álbum “As Faces do Amor” sendo lançado no Japão em parceria com a produtora @tudomudamusic. Esse é apenas o início de uma jornada que promete levar o samba de Fernando Boi a novos públicos e culturas. “Muita coisa já foi feita e temos muita coisa por fazer. Vamos trabalhar para isso! É sempre bom mostrar a diversidade do samba, da música, da arte e do Brasil”, afirma.

    Quando questionado sobre o legado que deseja deixar, Fernando é claro: “Gostaria que minha música fosse lembrada como uma voz preocupada com as relações sociais, com o planeta, com a existência humana. Quero que ela sirva de consolo para quem sofre, que inspire o amor, a empatia e o cuidado com o mundo”, conclui.

    Siga no Instagram para acompanhar as novidades por lá: @fernandoboisamba

    amor boi Catar consciência Copa do Mundo Copa do Mundo 2018 Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 Copa do Mundo FIFA de 2002 Copa do Mundo FIFA de 2014 Exército Federação Internacional de Futebol fernando geral guerra da Ucrânia e Rússia Hoje no Mundo Militar Mascote Melhor Jogador do Mundo pela FIFA Mercado internacional modernidade Mundo Mundo Bita Música Notícias do mundo notícias internacionais Pixar que sambista seleção brasileira Social sua Terra Todo Mundo Odeia o Chris traduz
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Jogador é atacado após deixar filho usar vestido durante festa de aniversário

    15 de julho de 2025

    Amazon Prime Day: Galaxy A56 e mais celulares Samsung com até 51% OFF

    15 de julho de 2025

    Aos 24 anos, morre cantor Felipe Alves; fãs lamentam a perda

    15 de julho de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Camila Queiroz e Klebber Toledo conferem segundo dia de desfiles na Sapucaí

    21 de fevereiro de 2023

    INHALER lança o novo álbum ‘Cuts & Bruises’

    21 de fevereiro de 2023

    Tini conquista fãs ao abrir o coração em novo álbum ‘CUPIDO’

    20 de fevereiro de 2023

    BBB23: após sujar banheiro de sangue e vômito, Bruna Griphao corre ao confessionário e pede socorro

    19 de fevereiro de 2023
    Top 5

    Jogador é atacado após deixar filho usar vestido durante festa de aniversário

    By RSS

    Aos 24 anos, morre cantor Felipe Alves; fãs lamentam a perda

    By RSS

    VÍDEO: Criança perde freio de bicicleta e é arremessada em cima de telhado

    By RSS

    Britney Spears diz que adotou uma garotinha, Lennon London Spears

    By RSS

    Lucinha Lins revela momentos sobrenaturais durante gravações de ‘A Viagem’

    By RSS
    Bag Fama™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Bag Fama™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.