Resumo
- Três funcionários da TSMC foram presos por envolvimento no vazamento de informações confidenciais sobre tecnologia de chips.
- O material vazado estava relacionado à fabricação de semicondutores de 2 nanômetros, um dos avanços mais estratégicos da empresa.
- As prisões ocorreram após investigação interna e com base em uma nova lei de segurança nacional implementada em Taiwan.
Vazamentos de segredos comerciais ou industriais podem até parecer coisa de filme, mas a verdade é que são realidade para muitas companhias. A taiwanesa TSMC passou por isso: três funcionários da gigante de fabricação de chips foram presos sob acusação de vazamento de informações confidenciais.
Esse é um problema sério, afinal, a TSMC é a maior fabricantes de chips para terceiros do mundo. Entre os seus clientes estão nomes como AMD, Nvidia e Qualcomm, só para você ter ideia.
As autoridades taiwanesas entraram em ação depois de uma denúncia feita pela própria TSMC, medida que foi tomada pela companhia após uma investigação interna. De acordo com a Reuters, dos três detidos, dois ainda eram funcionários da companhia. A terceira pessoa já não trabalhava mais para a TSMC.
A favor da companhia está a legislação. Como o setor de semicondutores é extremamente importante para a economia local, Taiwan implementou, em 2022, uma lei de segurança para coibir ações de espionagem econômica relacionadas à indústria, bem como a outras áreas, como segurança da informação e defesa nacional.
Foi justamente essa lei que permitiu que os três suspeitos fossem detidos. A operação envolveu ainda interrogações de outros suspeitos e testemunhas, bem como ações de busca e apreensão em suas residências e locais de trabalho.
Até escritórios da Tokyo Electron, empresa que fornece equipamentos para a fabricação de chips, teriam sido conferidos pelas autoridades taiwanesas.
Quais segredos da TSMC vazaram?
A empresa não revelou que tipos de segredos foram vazados por recomendação de seus advogados, mas afirma ter descoberto, durante auditorias internas de rotina, que os funcionários em questão realizaram atividades não autorizadas para os cargos que ocupavam.
Porém, de acordo com o site Nikkei Asia, os funcionários detidos teriam tentado obter e vazar informações críticas sobre a tecnologia de fabricação de chips de 2 nanômetros da TSMC, uma das mais avançadas do setor em termos de densidade de transistores e eficiência energética.