Apresentadora Giovanna Ewbank solta o verbo e rebate publicações do empresário e dono da RedeTV! Marcelo de Carvalho; confira
Nesta terça-feira (15/07), a apresentadora Giovanna Ewbank usou suas redes sociais para rebater um comentário feito por Marcelo de Carvalho, empresário e sócio da RedeTV!, que gerou forte repercussão por ser considerado racista. A controvérsia gira em torno de uma publicação no X (antigo Twitter), onde Marcelo minimizou a crise migratória na Europa e fez generalizações sobre imigrantes africanos, o que provocou indignação de Ewbank e outros internautas.
O comentário que gerou polêmica
Tudo começou após um assalto envolvendo o irmão do filho mais velho de Marcelo em Barcelona, Espanha. Em seu post, o empresário descreveu o suspeito como “um sujeito de aparência africana” e fez um comentário sobre a chegada de muçulmanos africanos ao continente europeu, que segundo ele, “acabariam com a Europa”. Esse posicionamento causou reação imediata e foi visto como uma generalização preconceituosa e racista.
Após a repercussão negativa, Marcelo de Carvalho tentou minimizar o impacto do comentário, dizendo que o suspeito poderia ter qualquer aparência, mas apagou o tweet, o que não foi visto como um gesto de arrependimento genuíno por muitos críticos.
Giovanna Ewbank responde com firmeza
Giovanna Ewbank não hesitou em rebater publicamente. Em sua postagem, ela afirmou: “Acho que as verdades incontestáveis são outras, Marcelo! 1- Você foi racista e não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais. Racismo é crime assim como furto. Sabia? A única coisa óbvia é essa fala vir sempre do mesmo lugar: homens heteros, brancos, que se acham superior e o centro do universo por ter… dinheiro”, iniciou.
Giovanna, conhecida por seu posicionamento contra o racismo, reforçou que comentários como os de Marcelo contribuem para perpetuar o racismo estrutural, reforçando estereótipos negativos contra pessoas negras e imigrantes.
“2- Quem invadiu a África pra roubar foram os Europeus. Uma aulinha de história não faz mal pra ninguém. 3- Apagar o tweet depois da repercussão não é arrependimento, é recibo de quem teme pelo status e reputação no mercado. Mas agora que todo mundo já sabe como você pensa, seria ótimo ler um pouco da repercussão pra ver se você consegue enxergar além de você e ver o tamanho do erro que cometeu reforçando estereótipos e xenofobia”, disparou.
Leia também: Web se choca com valor que Zé Felipe pagará de pensão aos filhos: ‘Absurdo’