Bag Fama™Bag Fama™
    Populares

    Morre ator da Globo aos 48 anos; veja a real causa

    3 de agosto de 2025

    Deborah Secco confessa dificuldade em ver a filha sofrer: ‘Quero observar-la de tudo’

    3 de agosto de 2025

    Pietra Almeida marca presença em espetáculo de Henry & Klauss

    3 de agosto de 2025
    Bag Fama™Bag Fama™
    • Famosos

      Deborah Secco confessa dificuldade em ver a filha sofrer: ‘Quero observar-la de tudo’

      3 de agosto de 2025

      Gkay promete mudar o jogo e expor Leo Dias na próxima Farofa: ‘Vai aprontar’

      2 de agosto de 2025

      Após ser traído em relacionamento aberto, influenciador famoso exige divórcio

      1 de agosto de 2025

      OLHA ELA! Camila Queiroz aparece com barriguinha de grávida e encanta seguidores

      31 de julho de 2025

      Mistério no céu mineiro: luzes inexplicáveis chamam atenção e ainda não têm explicação oficial

      30 de julho de 2025
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Reddit quer atrair usuários para seu próprio buscador

      1 de agosto de 2025

      Instagram impõe limite de seguidores para transmissões ao vivo

      1 de agosto de 2025

      Vendas fracas do Xbox derrubam receita de hardware da Microsoft em 22%

      1 de agosto de 2025

      Juanes estreia Cuando Estamos Tú y Yo. Ouça!

      31 de julho de 2025

      Justin Timberlake revela diagnóstico de Doença de Lyme; entenda

      31 de julho de 2025

      Rosalía condena genocídio contra a Palestina após crítica de stylist: “Busco aprender e melhorar”

      30 de julho de 2025

      Milhares de fãs se despedem de Ozzy Osbourne em cortejo emocionante em Birmingham

      30 de julho de 2025

      Donald Trump “considera dar perdão presidencial” a Sean Diddy Combs, diz site

      30 de julho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Bag Fama™Bag Fama™
    Início » Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla
    Tecnologia

    Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla

    RSSBy RSS7 de julho de 20235 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email
    incentivo-de-estados-americanos-leva-ford-e-gm-a-adotarem-carregadores-da-tesla
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    O estado americano de Washington está promovendo o uso do carregador da Tesla nos pontos de recarga de seu território. O local é mais um nos Estados Unidos, depois do Texas e do Kentucky, a pedir que fabricantes de veículos e de espaços para recarga de carros elétricos incluam o padrão da Tesla nos carregadores. Além dos órgãos governamentais, outras montadoras também estão seguindo o Padrão de Carregamento da América do Norte (NACS, na sigla em inglês) — nome dado pela fabricante.

    Nos Estados Unidos, NACS e CCS estão se tornando “padrão”. No “Brasil”, Tipo 2 é o mais popular, mas o importante é ampliar o número de estações (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

    A opção pelo NACS não é motivada por nenhum lobby da Tesla, mas sim pela qualidade do carregador. Entre as vantagens do padrão estão o cabo mais leve, a possibilidade de pagamento sem contato e (o mais importante) a fatia de mercado — 60% das estações nos Estados Unidos e Canadá utilizam NACS. Afinal, a eletrificação dos carros envolve também uma grande infraestrutura para “abastecê-los”.

    Além de estados, concorrentes também adotam o padrão NACS

    Não são apenas os estado de Washington, Texas e Kentucky que estão incentivando o uso dos carregadores NACS para EVs (sigla em inglês para veículos elétricos). As rivais Ford e GM também anunciaram que optaram pelo conector da Tesla. Essas montadoras também estão vendendo adaptadores para quem possui carro da marca com outro tipo de conectar.

    O governo de Joe Biden divulgou no início de junho que subsidiará estações de carregamento que optem pelo padrão da Tesla. Todavia, as fabricantes também precisam instalar conectores CCS — este já possui subsídio do governo americano. O CCS é a tentativa de padronizar os carregadores no Estados Unidos. Ou seja, para ganhar o dinheiro da Casa Branca é necessário possuir os dois carregadores.

    Subsídio do governo americano inclui estações com carregadores que utilizam o padrão NACS, de propriedade da Tesla (Imagem: Divulgação/Tesla)

    Os Estados Unidos não possuem um modelo único de conector para EVs, mas se prepara resolver um possível problema: vários carregadores de diferentes marcas de automóveis. Aqui no Brasil não se fala em padronização, mas algumas fabricantes contornam a questão usando mais de uma opção em seus carros.

    Padronização no Brasil não é foco das montadoras

    No Brasil, que conta com uma pequena frota de carros elétricos, a diferença de carregadores entre as fabricantes não é um problema. Conforme o Tecnoblog apurou com montadoras que atuam no Brasil e vendem veículos híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV), a infraestrutura para carregamento é o principal fator para a popularização de dos EVs por aqui.

    E a “preocupação” tem sentido. Afinal, não adianta você vender o carro se o consumidor não tiver onde abastecer. No Brasil, o plugue Tipo 2 é o mais comum. E para contornar possíveis problemas de compatibilidade nas estações de recarga, alguns carros contam com dois conectores, como é o caso dos BEVs da Stellantis — dona da Citroen, FIAT, Pegeout e Jepp — vendidos no país. Eles utilizam os carregadores Tipo 2 e CCS2.

    Bolt, elétrico da GM, utiliza o plugue Tipo 2, mas a fabricante não trocará para o NACS (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

    A gerente de desenvolvimento de infraestrutura para EVs na GM, Glaucia Roveri, explica ao Tecnoblog que, no momento, a montadora não pretende trocar os seus conectores pelo NACS, como está acontecendo com a marca nos EUA. No Brasil, a GM utiliza apenas o conector Tipo 2.

    “A GM dos Estados Unidos já anunciou que irá adotar o padrão NACS em seus futuros carros elétricos, a partir de 2025. No que diz respeito ao Brasil, avaliamos o tema com atenção e a decisão dependerá de diversos fatores, como por exemplo a infraestrutura local para uso desse tipo de carregador e eventuais estímulos por meio de políticas públicas, entre outros.”

    Glaucia Roveri

    Marcelo Godoy, um dos diretores da Volvo na América Latina, diz que a marca estuda o uso do NACS país. Os carros da Volvo também utilizam o conector Tipo 2, que “atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum”, explica Godoy.

    Todavia, a fabricante sueca vê que a padronização dos carregadores vai ao encontro dos valores da marca.

    “Para nós, a eletrificação não é uma fase ou algo novo, é algo que já começou e veio para ficar. Por isso, e pensando sempre no conforto e segurança dos nossos consumidores, utilizamos o carregador de plug tipo 2, padrão que atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum. Para nós, padronizar os carregadores é sinônimo de acessibilidade e segurança, não só para nossos clientes, mas para todos que resolvem aderir à tecnologia, que além de inovadora, contribui para o futuro do planeta e está alinhada com todos os nossos valores como marca.”

    Marcelo Godoy

    Antes de começarmos a falar de padronização de conectores, é necessária a infraestrutura para carregar os veículos elétricos da frota brasileira. O que inclui, no momento, atender os plugues Tipo 2, comum nos carros de marcas europeias e GM, e GB/T, das fabricantes chinesas — que apesar de serem fisicamente idênticos, têm diferenças de entre macho e fêmea.

    Com informações: TechCrunch (1 e 2) e MIT Tecnhology Review

    BrasilEUAFordGMTeslainglêsCanadáAmérica LatinaVolvoFiatJoe Biden

    Administração adotarem americanos Analise de sistemas Bluetooth Brasil carregadores carro: Ciência Ciência da computação Comunicação Dados digitais educação Engenharia estados eua Ford Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação GM incentivo Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia leva Processos da gerência de projetos Produção Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação Tesla
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Morre ator da Globo aos 48 anos; veja a real causa

    3 de agosto de 2025

    Deborah Secco confessa dificuldade em ver a filha sofrer: ‘Quero observar-la de tudo’

    3 de agosto de 2025

    Pietra Almeida marca presença em espetáculo de Henry & Klauss

    3 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Camila Queiroz e Klebber Toledo conferem segundo dia de desfiles na Sapucaí

    21 de fevereiro de 2023

    INHALER lança o novo álbum ‘Cuts & Bruises’

    21 de fevereiro de 2023

    Tini conquista fãs ao abrir o coração em novo álbum ‘CUPIDO’

    20 de fevereiro de 2023

    BBB23: após sujar banheiro de sangue e vômito, Bruna Griphao corre ao confessionário e pede socorro

    19 de fevereiro de 2023
    Top 5

    Morre ator da Globo aos 48 anos; veja a real causa

    By RSS

    Deborah Secco confessa dificuldade em ver a filha sofrer: ‘Quero observar-la de tudo’

    By RSS

    Pietra Almeida marca presença em espetáculo de Henry & Klauss

    By RSS

    Carlinhos Maia desabafa sobre divisão de bens com ex-marido: ‘Ele não é pobre’

    By RSS

    Gkay promete mudar o jogo e expor Leo Dias na próxima Farofa: ‘Vai aprontar’

    By RSS
    Bag Fama™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Bag Fama™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.