Há 14 anos, um remake da obra de Janete Clair chegou às telinhas e trouxe no primeiro capítulo da macrossérie uma nudez total; saiba tudo
Em 2011, chegava às telinhas da Globo o remake de O Astro. Baseada na obra original de Janete Clair e adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, o folhetim reuniu grandes atores e surpreendeu a Globo com os altos índices de audiência. O ator Thiago Fragoso ficou nu logo no primeiro capítulo e, posteriormente, revelou que um figurante não tirou o olho daquela cena e definiu como uma “situação estranha”.
Com 64 capítulos, a trama ainda não era chamada de “novela das 23h”. A nomenclatura só foi oficializada em 2013, com o remake de Saramandaia, segundo o livro Como A Ficção Moldou Um País, de Lucas Martins Néia. Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que a faixa se caracterizou por tramas mais adultas e cenas que envolviam sexo, situações politicamente incorretas, violência, bebedeira e jogatinas. O remake recebeu um Emmy de melhor novela.
Nudez
Logo no primeiro capítulo, Thiago Fragoso, intérprete de Márcio Hayalla, fez uma cena com nudez total. Em entrevista ao OtaLab, de Otaviano Costa, o ator revelou que um figurante ficou olhando sem parar para ele e também falou que o diretor Mauro Mendonça Filho queria algo que envolvesse pelos pubianos e o tapa-sexo foi quase dispensado. “Tive que diminuir o tapa-sexo, e acabou virando uma camisinha de micropore. Um troço escroto. Foi ridículo. Eu lembro que tinha uma figurante que ficou a cena inteira sem tirar o olho. Como o Maurinho queria que aparecesse tudo, um pouco de pelos pubianos, não tinha tapa-sexo que desse certo, porque aparece na bunda e na frente também. A situação ficou muito estranha”, revelou.
A cena em questão era de Márcio enfurecido com o pai, Salomão (Daniel Filho), após uma discussão dos dois. O filho, como protesto, desce as escadas da mansão e fica pelado para causar constrangimento e acabar com a festa que o milionário dava em sua residência.
Elenco
Regina Duarte fez Clô Hayalla e foi o último grande papel da atriz nas novelas. Eventualmente, ela esteve em outras obras da Globo, mas O Astro, foi seu último papel de destaque. Francisco Cuoco, que foi o protagonista da primeira versão, esteve no remake como Ferragus, mentor de Herculano Quintanilha, interpretado por Rodrigo Lombardi. Em 2012, o remake recebeu uma coleção de DVDs com a obra completa.
Leia também: Novela se consagrou sucesso absoluto e retomou audiência do horário há 57 anos
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO A CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS: