Bag Fama™Bag Fama™
    Populares

    Michelle Bolsonaro surge arrumada para festa e roupa rouba a cena: ‘Nossa…’

    1 de agosto de 2025

    Vendas fracas do Xbox derrubam receita de hardware da Microsoft em 22%

    1 de agosto de 2025

    Após ser traído em relacionamento aberto, influenciador famoso exige divórcio

    1 de agosto de 2025
    Bag Fama™Bag Fama™
    • Famosos

      Após ser traído em relacionamento aberto, influenciador famoso exige divórcio

      1 de agosto de 2025

      OLHA ELA! Camila Queiroz aparece com barriguinha de grávida e encanta seguidores

      31 de julho de 2025

      Mistério no céu mineiro: luzes inexplicáveis chamam atenção e ainda não têm explicação oficial

      30 de julho de 2025

      GRAVE! Cinco pessoas morrem após carro colidir de frente com ônibus

      29 de julho de 2025

      Filho do ex-goleiro Júlio Sérgio deixou recado emocionante antes de morrer: ‘Eu queria ajudar’

      28 de julho de 2025
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Vendas fracas do Xbox derrubam receita de hardware da Microsoft em 22%

      1 de agosto de 2025

      Juanes estreia Cuando Estamos Tú y Yo. Ouça!

      31 de julho de 2025

      Justin Timberlake revela diagnóstico de Doença de Lyme; entenda

      31 de julho de 2025

      Dia dos Pais: AirPods 4 e mais fones até 55% mais baratos para presente

      31 de julho de 2025

      Justin Timberlake revela diagnóstico de Doença de Lyme; entenda

      31 de julho de 2025

      Rosalía condena genocídio contra a Palestina após crítica de stylist: “Busco aprender e melhorar”

      30 de julho de 2025

      Pamela Anderson e Liam Neeson engatam romance após o filme “Corra Que A Polícia Vem Aí!”, diz revista

      29 de julho de 2025

      Pedro Pascal agradece fãs do Brasil por carreira de sucesso: “Me sinto extremamente grato”

      28 de julho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Bag Fama™Bag Fama™
    Início » Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial
    Tecnologia

    Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial

    RSSBy RSS28 de abril de 20235 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email
    para-as-gigantes-da-tecnologia,-o-entretenimento-e-essencial
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    Em novembro de 2022, a Bloomberg reportou que a Amazon estaria disposta a gastar US$ 1 bilhão para exibir filmes no cinema. O plano seria lançar de 12 a 15 produções por ano na tela grande, número semelhante ao de estúdios tradicionais, como a Paramount.

    Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

    Há pouco mais de um mês, o mesmo veículo noticiou que a Apple tem um plano semelhante, inclusive no valor do investimento. A empresa já tem alguns filmes grandes em produção, como os novos trabalhos de Martin Scorsese e Ridley Scott, diretores com sólida carreira e reputação em Hollywood.

    A presença dessas empresas no cenário do entretenimento não é novidade: Prime Video e Apple TV+ brigam por espaço no mercado de streaming já há alguns anos. Ainda assim, o movimento em direção aos cinemas chama a atenção. Afinal, estamos falando de Big Techs, empresas que nem de longe precisam da receita com conteúdo em vídeo.

    O que pode estaria por trás dessa investida rumo aos cinemas?

    O ouro está nos serviços

    Amazon e Apple são empresas muito diferentes. A primeira se fez no varejo, mas também se dá muito bem no segmento de computação em nuvem; a segunda lança alguns dos dispositivos mais potentes e cobiçados do mercado. Mas ambas têm algo em comum: a forte ênfase em serviços.

    Amazon e Apple oferecem pacotes de serviços e benefícios a um valor fixo mensal: o Prime e o Apple One. E os streamings de ambas, é claro, estão inclusos na assinatura, assim como outras opções de entretenimento, como música e podcasts.

    Uma vez que esse assinante é conquistado, o conteúdo em vídeo se torna um elemento que o mantém no programa. Afinal, você quer assistir à próxima temporada de The Boys e Ted Lasso. Estabelecida uma relação de afeto com essas produções, o usuário pensa duas vezes antes de cancelar.

    Serviços de streaming (Imagem: Nicolas J Leclercq/Unsplash)

    Do ponto de vista de negócios, portanto, o streaming reforça a lógica de um ecossistema que te dá inúmeros incentivos para ficar. Pela mesma razão, faz sentido lançar produções cada vez mais caras, estampando nomes conhecidos em Hollywood: o usuário é atraído pela promessa de entretenimento de qualidade. E, veja só, ainda tem frete grátis e um aplicativo de exercícios.

    Dessa forma, torna-se fundamental fortalecer a sua marca junto ao público que enxerga valor em produções cinematográficas. A estratégia das Big Techs nos cinemas não tem tanto a ver com cinema, e sim com garantir novos assinantes.

    Mas esse é um olhar frio, focado unicamente em negócios. Há outras formas de encarar a questão.

    A tecnologia não é o bastante

    No Tecnocast 285, o crítico de cinema PH Santos destacou outro aspecto importante nessa história de empresas de tecnologia investindo pesado no audiovisual.

    Amazon e Apple são referência em inovação e qualidade no varejo e em gadgets, respectivamente. Essa reputação já está mais do que estabelecida. Mas PH sugere que o entretenimento oferece um caminho ainda mais eficiente para fortalecê-las enquanto marcas.

    O ponto é que a tecnologia, por mais presente que esteja em nossas vidas, perde para filmes, séries, games e outros meios quando se trata do imaginário dos consumidores.

    Do que a pessoa se lembra mais no geral: do primeiro iPhone que ela teve ou da primeira vez que ela assistiu Matrix? Há quanto tempo Matrix acompanha essa pessoa na vida dela? (…) Quantos de nós, se eu falo aqui de Dragon Ball Z, não bate um sentimento ultranostálgico? E se Apple também não está começando a fabricar essa grande percepção de marca aliada ao imaginário dentro da cultura pop?

    A Apple aqui é apenas um exemplo, já que, para as demais Big Techs, o processo descrito por PH seria muito desejável. Deixar de ser visto apenas como um grande conglomerado que fornece tecnologia e adquirir uma dimensão simbólica atrelada aos interesses e afetos do público. Tudo mediado pelo entretenimento.

    Matrix (Netflix / Divulgação)

    Aqui, além do aceno de Amazon e Apple para o cinema, podemos citar o boato de que a Microsoft estaria interessada em comprar a Netflix. E, voltando ao exemplo da Apple, não é de hoje que se comenta sobre a possibilidade da Maçã adquirir outro gigante de mídia: a Disney.

    Empresas de tecnologias querem conquistar usuários com um ecossistema diverso de produtos e serviços, mas parecem estar enxergando que, para isso, precisam ser vistas para além da tecnologia. Precisam atingir os usuários onde o iPhone e o frete grátis não conseguem: no imaginário.

    Afinal, como nos lembra PH Santos:

    Nós estamos assistindo TV, escutando rádio, consumindo música, filmes, séries, programas, talk shows etc. há mais tempo do que usamos smartphones. Nós estamos vivendo a arte e o entretenimento há mais tempo do que a gente se comunica com pessoas à distância. (…) Talvez tenha um valor nisso. E talvez essas empresas vejam valor nisso também.

    AmazonAppleCinemaDisneyMicrosoftNetflixStreaming

    Administração Amazon Analise de sistemas Apple Bluetooth Ciência Ciência da computação Cinema Comunicação Dados digitais disney+ educação Engenharia Entretenimento essencial Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação gigantes Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia Microsoft Negócios netflix para Processos da gerência de projetos Produção Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Streaming Tecnologia Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Michelle Bolsonaro surge arrumada para festa e roupa rouba a cena: ‘Nossa…’

    1 de agosto de 2025

    Vendas fracas do Xbox derrubam receita de hardware da Microsoft em 22%

    1 de agosto de 2025

    Após ser traído em relacionamento aberto, influenciador famoso exige divórcio

    1 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Camila Queiroz e Klebber Toledo conferem segundo dia de desfiles na Sapucaí

    21 de fevereiro de 2023

    INHALER lança o novo álbum ‘Cuts & Bruises’

    21 de fevereiro de 2023

    Tini conquista fãs ao abrir o coração em novo álbum ‘CUPIDO’

    20 de fevereiro de 2023

    BBB23: após sujar banheiro de sangue e vômito, Bruna Griphao corre ao confessionário e pede socorro

    19 de fevereiro de 2023
    Top 5

    Michelle Bolsonaro surge arrumada para festa e roupa rouba a cena: ‘Nossa…’

    By RSS

    Após ser traído em relacionamento aberto, influenciador famoso exige divórcio

    By RSS

    Governador Wilson Lima entrega títulos definitivos e anuncia regularização de 1,8 mil imóveis em Manaus

    By RSS

    Justin Timberlake revela diagnóstico de Doença de Lyme; entenda

    By RSS

    OLHA ELA! Camila Queiroz aparece com barriguinha de grávida e encanta seguidores

    By RSS
    Bag Fama™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Bag Fama™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.