OUÇA O ÁUDIO: Uma mulher ligou para polícia para denunciar violência doméstica, para disfarçar do agressor, ela diz que queria uma dipirona
Uma mulher conseguiu escapar de uma situação de violência doméstica ao usar um código durante uma ligação para o 190, em Campo Grande. Ao invés de pedir socorro diretamente, ela solicitou uma “dipirona”, chamando a atenção da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). O episódio, que aconteceu recentemente, foi revelado nesta terça-feira (5) e demonstra como criatividade e atenção podem salvar vidas em momentos de risco.
O policial que atendeu a ligação entendeu que se tratava de um pedido de ajuda disfarçado e passou a conversar com a mulher por meio de perguntas cifradas. “A senhora confirma aí, se for positivo a informação, a senhora fala dipirona novamente. É seu marido?”, questionou ele. Ao ouvir “Sim, é a dipirona, sim”, o militar continuou tentando entender a gravidade da agressão: “Agora fala a intensidade da agressividade aí, a senhora miligramas, 10 miligramas, 20 miligramas ou 30 miligramas. Qual é a intensidade da agressividade dele?”. A resposta da mulher foi direta: “30”.
Graças ao raciocínio rápido do policial, uma viatura foi enviada ao local e a vítima foi encontrada sem ferimentos graves. O agressor foi detido na hora. A ação precisa dos agentes foi fundamental para evitar que a violência continuasse, e o uso de palavras codificadas permitiu que o resgate fosse feito com segurança.
Alguns dias após o ocorrido, a mulher voltou a entrar em contato com a PM, desta vez para agradecer pelo apoio recebido. Um dos policiais envolvidos relatou: “Dias depois, aquela voz retornou. Não para pedir ajuda, mas para agradecer. O socorro chegou a tempo. Sempre que conseguimos impedir e trazer um alívio para as vítimas e a família, é extremamente gratificante”. O caso evidencia a importância de escuta sensível por parte dos profissionais e reforça o papel da PM no acolhimento de vítimas de violência.
@pmmsoficial “Alô… eu preciso de uma dipirona.” Essa ligação é real e foi recebida pelo COPOM da PMMS. A voz foi modificada para proteger a vítima, e por trás de uma frase simples, havia medo, dor e a esperança de ser salva. Do outro lado da linha, a PMMS entendeu o pedido silencioso e agiu rapidamente, protegendo mais uma vida que corria risco dentro do próprio lar. Dias depois, aquela voz retornou. Não para pedir ajuda, mas para agradecer. O socorro chegou a tempo. O combate à violência contra a mulher é uma missão diária da PMMS, intensificada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência doméstica, mas que acontece durante todo o ano. Não se cale. Denuncie, ligue 190. A nossa missão é cuidar de você. PMMS NÃO PARA! 💜 𝘈𝘴𝘴𝘦𝘴𝘴𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘊𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘚𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘥𝘢 𝘗𝘔𝘔𝘚 🚨 #pmmsnaopara#agostolilas#naoaviolenciadomestica#mulhersegura♬ original sound – Polícia Militar do MS
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