Resumo
- A Wikipédia adotou a “exclusão rápida” para remover artigos de baixa qualidade gerados por IA sem revisão humana.
- Textos com frases genéricas, erros factuais ou citações falsas serão excluídos.
- A medida integra um esforço mais amplo contra conteúdos sintéticos em plataformas online.
A comunidade de editores da Wikipédia aprovou uma nova política de “exclusão rápida” para artigos de baixa qualidade gerados por inteligência artificial, o chamado “lixo de IA” (AI Slop). A regra permite que administradores apaguem conteúdos claramente criados por chatbots sem revisão humana.
Essa decisão segue o esforço de outras plataformas online para conter a proliferação de textos gerados por IA. Segundo os editores, esse tipo de conteúdo representa uma “ameaça existencial” à enciclopédia online.
Exclusão rápida de IA
Tradicionalmente, a exclusão de artigos na Wikipédia exige um processo longo de discussão entre editores até que se chegue a um consenso.
A exclusão rápida, no entanto, já permite que administradores apaguem conteúdos sem deliberação quando se trata de vandalismo, spam ou textos sem sentido. Agora, artigos de baixa qualidade gerados por IA passam a integrar essa categoria também.
Na discussão, editores relataram o aumento de textos gerados por IA. O revisor Sophisticatedevening, por exemplo, exibiu um caso em que os autores sequer removeram markdowns e links automáticos deixados pelo ChatGPT.
Quais os critérios?
Para que um artigo gerado por IA seja elegível para a exclusão rápida, ele precisa atender a alguns critérios, como:
- Conter frases típicas de um chatbot, como “Aqui está o seu artigo da Wikipédia sobre…”, “Como um modelo de linguagem…” ou “Até a minha última atualização de treinamento…”. Segundo os editores, são sinais de que o usuário sequer leu o que copiou e colou.
- Apresentar citações falsas ou absurdas, seja por listarem livros e estudos que não existem ou por incluir links para conteúdos sem qualquer relação com o tema. Por exemplo, segundo a nova política, um artigo sobre uma espécie de besouro sendo citado em um artigo de ciência da computação.
Frases típicas de chatbots já são motivo de boicote. No fim de junho, por exemplo, o estúdio por trás do jogo The Alters foi flagrado usando IA após jogadores identificarem trechos com linguagem típica de prompts nos textos dentro do game.
Problema em toda a internet
A decisão da Wikipédia parte de um movimento mais amplo para conter a distribuição de conteúdo sintético na internet. Em julho, tanto o Facebook quanto o YouTube apertaram o cerco contra conteúdo inautêntico gerado por IA, implementando regras mais rígidas para combater a desinformação e o spam.
Ainda assim, os editores da Wikipédia reconhecem que a nova política é um “curativo” para um problema muito maior, focando apenas nos casos mais óbvios e grosseiros. A comunidade, no entanto, enxerga que “conteúdo de LLM não revisado não é compatível com o espírito da Wikipédia”.
A nova regra não proíbe o uso de IA como uma ferramenta de auxílio para os editores, mas deixa claro que a responsabilidade final pela veracidade e qualidade do conteúdo continua, como sempre, nas mãos dos humanos.
Com informações de 404 Media